Translate

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

20 de Novembro, Dia da Consciência Negra!

            Bom dia à todos os irmãos(as) de Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos(as) do Kardecismo, enfim a todos os simpatizantes de nossa amada Religião!

       Por que Consciência Negra?

     Em todo Brasil é celebrado em novembro o mês da Consciência Negra. Seu marco é o dia 20 de novembro, data relacionada à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palamares, situado entre Alagoas e Pernambuco.

    O Quilombo dos Palamares era símbolo de luta e resistência contra a escravidão e referência à liberdade e autonomia de um povo que durantemais de três séculos vinha sendo brutalizados, arrancados à força de sua terra natal, a África, trazidos a outro continente para servir e produzir no nascente Brasil colonial. Foi nesse contexto hostil que nasceu o nosso país. Por isso, tudo o que foi gerado, produzido, construído se deve às mãos negras dos Africanos e seus descendentes.

Zumbi e Quilombo dos Palmares! Por que?

    Em meados do século XVII o Quilombo era referência deprodutividade, sustentabilidade e fartura. Sua economia era baseada na agricultura. Produziam para consumo interno e geravam excedentes para comercialização com as fazendas da região. Nesse período, a monocultura da cana de açúcar gerava miséria e escassez de alimentos. Por isso a população de Palmares era símbolo de prosperidade e organização social. Isso gerou embates com o sistema econômico da época e o Quilombo foi destruído e sua população brutalmente dizimada.

     O Quilombo dos Palmares foi uma república em pleno período colonial e escravocrata! Sua população com cerca de 20 mil habitantes trabalhava de forma coletiva. Seu aniquilamento, contudo, não matou a memória dos que fizeram. Daí a importância do 20 de novembro em nossa sociedade atual. Assim como o Quilombo dos séculos XVI e XVII, tentamos hoje construir novas trajetórias.

Fonte: www.redeasta.com.br

      Em homenagem a esta data tão importante, segue foto de Mãe Malvina (Malvina Airoso de Barros) com Incorporação de Ogun Guerreiro em seu Terreiro, Centro Espírita São Jorge no bairro Estreito em Florianópolis - SC

Abraço à Todos!

         Babalorixá Alexandre D ´Ogun     

                                                           Força e Fé.             


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

21 ANOS DE FEITURA E CONSAGRAÇÃO!


            Bom dia à todos os irmãos (as) de Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos (as) do Kardecismo, enfim a todos os simpatizantes de nossa amada Religião! Neste momento gravíssimo onde muitas famílias perderam seus entes queridos em virtude da Pandemia do Covid – 19.   Eu com 50 anos de idade e muitos anos de Umbanda já mais poderia imaginar que estaria compartilhando meus 21 anos de Feitura de Santo em Plena Pandemia! Sinceramente, não tenho como comentar uma Destruição Humana Mundial nessa magnitude! Haja vista que encontra-se registrado em meu Artigo VIII neste blog sobre Covid 19 Terreiros Fechados. Mais temos que seguir em frente com Fé e Força crendo no que está acontecendo seja para Benefício e Crescimento Espiritual da Humanidade onde já podemos observar na conduta da maioria das pessoas. Então digo: Ao invés de olharmos para baixo com tristeza e desânimo porque não olhamos para o Alto? Para cima? Olhemos para o Alto e Rezemos à Oxalá para agradecer por estarmos encarnados e perto dos Familiares, e dentro do possível ajudar o próximo pois sempre existirá alguém em piores situações.

         Mesmo assim gostaria de compartilhar com vocês que hoje dia 15/09/2020 completo 21 Anos de Feitura de Babalaô, haja vista que realizei feitura para Pai Pequeno também em Set/1995, na Tenda Espírita Caboclo Ubirajara - Fpolis - SC. Me emociona e me orgulha pois  falar de nossa Amada Religião Almas e Angola; dediquei e dedico minha vida a Umbanda, mais é um orgulho de pertencer, de adorar, rezar, agradecer todos os dias aos Orixás por tudo que fizeram por mim e minha Família Carnal esposa e filho até o momento!

        Agradecer ao Caboclo Rompe Mato grande amigo e companheiro de todos os dias (guia de frente) onde o Blog é uma Homenagem a ele; a Ogun (Pai) e Iemanjá (Mãe) que sempre nos acolhe e orienta; também não poderia de deixar de citar o preto velho que eu recebo, Pai Tomázio; onde me ensinou e orientou em muitas ocasiões; ao Exú Seu "7" Encruzas grande batalhador; enfim tantos outros Orixás de outros irmãos também que nos Protegem também por simpatia, amizade, afinidade etc.

      Sejamos sempre humildes e justos diante de Oxalá para que ao menos nosso coração seja puro e forte para lutar contra o mal e ajudar os mais necessitados. Vivemos para religião e não dela!


"A Melhor Religião, é aquela que te faz uma pessoa melhor depois que você a pratica."




      Abraço à Todos!

      Babalorixá Alexandre D ´Ogun

                                             

                                                   Força e Fé.

 

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Artigo VIII - Covid 19 - Terreiros Fechados




         

         Bom dia à todos os irmãos (as) de Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos (as) do Kardecismo, enfim a todos os simpatizantes de nossa amada Religião!
            Não poderia deixar de comentar sobre essa situação Histórica que estamos vivenciando e me posicionar com relação as atitudes de alguns Religiosos e Dirigentes de Terreiros etc.
            A grande maioria dos Umbandistas devem estar se perguntando qual a razão da Pandemia no Planeta Terra! E o que precisamos ver com muita responsabilidade, é a vida Religiosa e Espiritual do Ser Humano.
           Ser Umbandista exige responsabilidade, ser Umbandista é ser amigo da Ciência, respeita-la! E qualquer Umbandista que despreze a Medicina e opta, se apega por uma cura religiosa é um criminoso. A Umbanda, Espiritualidade assim dizendo serve de alicerce, e se nosso Pai Celestial disponibilizou o remédio/vacina, é porque realmente foi necessário.
           Acredito fielmente que os responsáveis por Terreiros de Umbanda, Tendas Espíritas, Barracões de Camdomblé aqui em Florianópolis - SC; estejam com suas portas momentaneamente fechadas, assim como o fez o Papa Francisco que solicitou o fechamento das Igrejas junto com uma série de medidas de proteção contra o Covid 19. Estar com Terreiro fechado não quer dizer falta de Fé e sim Amor ao próximo, saibamos que muitas pessoas procuram nossos Terreiros por estarem doentes, mais se forem contaminadas poderão ter graves problemas e leva-las a morte.
          E qualquer Religioso ou Pai de Santo que seja; que põe a vida de seus médios/ seguidores em risco etc, é um Irresponsável para com a Sociedade.
          Mesmo estando em casa temos que ter Fé nos Orixás, não duvidar das Forças Celestiais, pensando positivo na sabedoria de todos os Cientistas do Planeta para achar o ponto chave para encontrar a cura e a vacina ideal.




   Abraço à Todos!
    Babalorixá Alexandre D ´Ogun
                                             
                                                 Força e Fé.

               “FIQUEM EM CASA!”





segunda-feira, 30 de março de 2020

Mensagem de Bezerra de Menezes, Pelo Médium Divaldo Franco em Relação Pandemia Covid - 19

      
         Bom dia à todos os irmãos(as) de Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos(as) do Kardecismo, enfim a todos os simpatizantes de nossa amada Religião!
               Segue a mensagem salutar de Esperança de Bezerra de Menezes a população Terestre.


“JESUS
É para esse Homem Incomparável, que neste momento em que se clausura a XXII Conferência proferida pela Federação Espírita do Paraná, que os seres angélicos que administram o nosso destino, comparecem para repetirem, como os mártires:
– Ave, Cristo, aqueles que te amamos, te saudamos e homenageamos.
Jesus, meus filhos, é o Zênite e o Nadir das nossas especulações.
Jamais tivemos tanta necessidade desse Pastor querido e jamais a Humanidade apresentou tanto amor como nestes dias.
O amor à natureza, nas suas mais variadas expressões. Nesse amor à natureza há tudo que em a natureza vibra e vive: os nossos irmãos da escala zoológica, animais, os nossos inimigos, os nossos amigos e irmãos.
Nunca houve tão bela e nobre consciência dos ditados de Jesus porque nos não deixou órfãos.
Permitiu que as luminíferas estrelas caíssem dos céus sobre a Terra, na escuridão pós Revolução Francesa, que estimularia ao mundo as canções de liberdade, pelas Américas, arrebentando os grilhões do colonialismo que a Humanidade, de alguma forma, ainda impõe na sociedade carente.
Em tempo algum Jesus foi tão exaltado, tão combatido. E isso nos merece reflexão.
Exultemos e não temamos.
A morte não é o fim, é a grande libertadora da escravidão carnal.
Não vos preocupeis demasiadamente com a presença pandêmica do vírus, cujo momento será mais tarde entendido nas suas razões, nas suas origens e no porquê chegou-nos agora, provocando pânico e dor.
Vós, que conheceis Jesus, mantende o respeito às leis, buscando a precaução recomendada pelas autoridades sanitárias, mas não oculteis a mão socorrista aos padecentes, não negueis a palavra libertadora aos que se preparam para enfrentar a Imortalidade.
Não saiais de onde fostes colocados numa inútil e enganosa tentativa de impedir a contaminação.
Buscai a pureza íntima e, sobretudo, alimentai-vos da fé dinâmica, corajosa e gentil, amando a todos, evitando as paixões que dividem, e as experiências que desunem.
Hoje quiçá, mais do que nunca, Jesus precisa de vossas mãos, falar pelos vossos lábios, sentir o calor da vossa compaixão e a misericórdia dos vossos sentimentos.
O grande antídoto para todos os males é o amor responsável, é o amor dinâmico, é o amor que doa e não se preocupa em receber nem mesmo um sorriso do beneficiário.
 Não penseis que vos encontrais a sós. Os Céus enviam os seus embaixadores para que o intercâmbio entre encarnados e desencarnados se faça com muito mais facilidade.
Tende o cuidado para que as vossas ondas mentais sincronizem-se com as mentes que administram as vidas, e evitai descer o vosso pensamento às páginas da agonia, onde se encontram as forças ultrajantes que estão produzindo as dores por necessidade da evolução do Planeta.
Ide, como Jesus disse aos quinhentos da Galileia, e pregai pelo exemplo, pela palavra iluminada e pelo exemplo da abnegação.
As forças vivas do Universo estão conosco, no doce intercâmbio convosco.
Ide e amai.
Em nome dos Espíritos espíritas, nós suplicamos ao Senhor que nos abençoe e nos guarde em paz.

São os votos do servidor humílimo e paternal.
Bezerra.



                                             
                                                              Divaldo Pereira Franco



XXII Conferência Estadual Espírita
Mensagem de Bezerra de Menezes, recebida pela psicofonia de Divaldo Franco no encerramento da Conferência, em 15.03.2020, no Expotrade – São Jose dos Pinhais (PR)

Abraço à Todos!

Babalorixá Alexandre D ´Ogun
                                             
                                           Força e Fé

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

21 Janeiro, Intolerância Religiosa




      

      DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


                       21 de janeiro




  INTOLERÂNCIA RELIGIOSA É CRIME DE ÓDIO; ENTÃO PROMOVA O QUE TE ENCANTA AO INVÉS DE ATACAR O QUE TE DESAGRADA...