Translate

terça-feira, 19 de junho de 2018

Exú. Do mais Discriminado ao mais Requisitado!


         
      Bom dia à todos os irmãos (as) de Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos (as) do Kardecismo, enfim a todos os simpatizantes de nossa amada Religião!
           É com atraso mais não poderia de deixar de postar algumas informações sobre esse Espírito que para muitas pessoas acham menos evoluído, só faz o mau, traiçoeiro, falso etc. Estou falando sobre Exú, haja vista que dia 13 de junho comemora – se dia de Santo Antônio assimilação ao Catolicismo. Notem que existe várias informações contraditórias no texto que postei sobre esse Espírito, alguns Terreiros preferem chama-lo de Orixá, outros Guardião, e por aí vai! Eu particularmente prefiro identifica-lo como Espírito, ou até mesmo Entidade.    
- Orixá que liga os humanos ao mundo dos orixás. ... Exu é o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa 'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
- O Exú na Umbanda corresponde à vibração energética de um espírito que já conheceu as profundezas do mal e do apego à matéria e agora decidiu trabalhar apenas para a Luz. Sendo assim, nada mais indicado que um Exú para cuidar das questões cármicas mais sérias e materiais dos homens e para protegê-los daqueles que ainda não decidiram caminhar para o bem e para a luz.
- Essa é uma das dúvidas mais recorrentes para aquelas pessoas que não conhecem a religião. Isso ocorre por conta do cruel sincretismo feito por outras crenças associando o Exú aos demônios. Assim, as pessoas acabam criando um preconceito contra esse Orixá, achando que ele só vem para fazer trabalhos maldosos. E isso não é verdade.
- Exú, que entre outras coisas é o Mensageiro dos Orixás no Candomblé, tem origem na religião africana, de modo que apenas em um período posterior, na fase do sincretismo, foi reinterpretado e até marginalizado nos cultos afro-brasileiros, notadamente na Umbanda. Aliás, pela influência Católica na colonização e formação político-social do Brasil, Exú foi associado com o demônio mesmo antes da fundação da Umbanda. Nessa religião, entretanto, essa figura foi complementada como entidade maligna. Exú se tornou, para quem ignora as características e os fundamentos das religiões afro-brasileiras, o representante do demônio, do perigo e da imoralidade. Por isso, parece que os primeiros umbandistas o associaram com africanos e escravos rebeldes. Exu foi, portanto, segregado da Umbanda, e se tornou o legislador da Quimbanda, do submundo. Mas muitos centros que não praticam a Quimbanda permitem a incorporação de Exús. Muitos deles nem mesmo usam bebidas alcoólicas e nem fazem quaisquer apologias a vícios. Nem todos são risonhos e brincalhões. Muitos são sérios e exigem atitudes corretas de seus médiuns e de seus consulentes.
- Outra interpretação umbandista coloca Exú na ordem evolucionista de precedência, conforme o modelo kardecista. Ele é reduzido a um espírito menos evoluído, que todavia tem potencial para evoluir e se tornar um espírito bom!
                  Aos Exús e Pomba Giras, vocês merecem todo o nosso Respeito!


“ Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a Mentira por menor que seja estraga toda nossa Vida”. (Mahatma Gandhi).


  Abraço à Todos!
                                Babalorixá Alexandre D ´Ogun                                  
                                                     Força e Fé.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AJUDE A DIVULGAR O BLOG TENDA ESPÍRITA CABOCLO ROMPE MATO - TECROM; LENDO SEUS ARTIGOS, MATÉRIAS E POSTAGENS SOBRE NOSSA CRENÇA, RELIGIÃO E O RITUAL ALMAS E ANGOLA!

SEM FINS LUCRATIVOS.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

FORÇA E FÉ!
BABALORIXA ALEXANDRE D´OGUN