Bom dia à todos os irmãos (as) de
Religiões de Matrizes Africanas, aos irmãos (as) do Kardecismo, enfim a todos
os simpatizantes de nossa amada Religião!
É com atraso mais não poderia de
deixar de postar algumas informações sobre esse Espírito que para muitas
pessoas acham menos evoluído, só faz o mau, traiçoeiro, falso etc. Estou
falando sobre Exú, haja vista que dia 13 de junho comemora – se dia de Santo
Antônio assimilação ao Catolicismo. Notem que existe várias informações
contraditórias no texto que postei sobre esse Espírito, alguns Terreiros
preferem chama-lo de Orixá, outros Guardião, e por aí vai! Eu particularmente
prefiro identifica-lo como Espírito, ou até mesmo Entidade.
- Orixá que liga os humanos ao mundo dos
orixás. ... Exu é o
orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o
guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano. A palavra Èșù, em iorubá, significa
'esfera', e, na verdade, Exu é o orixá do movimento.
- O Exú na Umbanda corresponde à vibração energética de um espírito que já conheceu as
profundezas do mal e do apego à matéria e agora decidiu trabalhar apenas para a
Luz. Sendo assim, nada mais indicado que um Exú para cuidar das questões
cármicas mais sérias e materiais dos homens e para protegê-los daqueles que
ainda não decidiram caminhar para o bem e para a luz.
- Essa é
uma das dúvidas mais recorrentes para aquelas pessoas que não conhecem a
religião. Isso ocorre por conta do cruel sincretismo feito por outras crenças
associando o Exú aos demônios. Assim, as pessoas acabam criando um preconceito
contra esse Orixá, achando que ele só vem para fazer trabalhos maldosos. E isso
não é verdade.
- Exú, que
entre outras coisas é o Mensageiro dos Orixás no Candomblé, tem origem na
religião africana, de modo que apenas em um período posterior, na fase do
sincretismo, foi reinterpretado e até marginalizado nos cultos
afro-brasileiros, notadamente na Umbanda. Aliás, pela influência Católica na
colonização e formação político-social do Brasil, Exú foi associado com o
demônio mesmo antes da fundação da Umbanda. Nessa religião, entretanto, essa
figura foi complementada como entidade maligna. Exú se tornou, para quem ignora
as características e os fundamentos das religiões afro-brasileiras, o
representante do demônio, do perigo e da imoralidade. Por isso, parece que os
primeiros umbandistas o associaram com africanos e escravos rebeldes. Exu foi,
portanto, segregado da Umbanda, e se tornou o legislador da Quimbanda, do
submundo. Mas muitos centros que não praticam a Quimbanda permitem a
incorporação de Exús. Muitos deles nem mesmo usam bebidas alcoólicas e nem
fazem quaisquer apologias a vícios. Nem todos são risonhos e brincalhões.
Muitos são sérios e exigem atitudes corretas de seus médiuns e de seus
consulentes.
-
Outra interpretação umbandista coloca Exú na ordem evolucionista de
precedência, conforme o modelo kardecista. Ele é reduzido a um espírito menos
evoluído, que todavia tem potencial para evoluir e se tornar um espírito bom!
Aos Exús e Pomba Giras,
vocês merecem todo o nosso Respeito!
“ Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro,
também a Mentira por menor que seja estraga toda nossa Vida”. (Mahatma Gandhi).
Abraço
à Todos!
Babalorixá Alexandre D ´Ogun
Força e Fé.
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